web maker software




O que é Síndrome
do Túnel do Carpo

A principal causa de dor e dormência nas mãos, sobretudo à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo (STC). Os sinais e sintomas (dor, dormência, formigamento e falta de força) são causados pela compressão do Nervo Mediano no punho e geralmente pioram nos meses de inverno.

Nos Estados Unidos a cirurgia para tratamento da STC é o procedimento ortopédico mais frequente, chegando a ser realizados 200 mil procedimentos por ano. Além disso, a liberação cirúrgica da STC é o procedimento que mais gera satisfação ao paciente.

O tratamento na fase inicial da doença é sem cirurgia, sendo indicado para pacientes que apresentam dor moderada, sem perda da sensibilidade nas pontas dos dedos ou atrofia na musculatura tenar. Para pacientes nos quais os sintomas ocorrem durante o dia inteiro, quando há fraqueza muscular ou quando o tratamento com medicamentos não apresenta melhora, está indicado o tratamento cirúrgico.

A melhora da dor é imediata após a cirurgia, e o retorno às atividades físicas pode ser feito em até trinta dias depois do procedimento.

cirurgia síndrome túnel do carpo

Antigamente, acreditava-se que era necessária uma incisão ampla para poder se liberar todo o nervo, o que gerava uma recuperação lenta e dolorosa. Hoje as técnicas cirúrgicas com incisões menores são mais comuns.

No procedimento por vídeo, chamado de endoscópico, o nervo é liberado através de uma incisão de mais ou menos um centímetro na prega de flexão do punho. Através dessa incisão, é inserida uma câmera de vídeo, acoplada a uma cânula com uma lâmina no interior. Essa lâmina é acionada por um gatilho e abre completamente o Ligamento Carpal Transverso, descomprimindo o Nervo Mediano. Tal técnica foi desenvolvida por Agee em 1995 e é amplamente difundida em todo o mundo.

Mobirise
Após o procedimento, efetua-se o fechamento da incisão com um ponto de sutura e não é necessário o uso de talas ou gesso. Apenas é aplicado um curativo simples com atadura, deixando-se os dedos livres para o uso.
A melhora do desconforto da mão é imediata. Na própria noite após a cirurgia, o paciente já sente alívio e consegue dormir sem despertar com dormência. Orienta-se, inicialmente, que o paciente não faça força com a mão operada. Não é necessária a realização de fisioterapia, pois a recuperação é rápida, não havendo risco de rigidez ou atrofias. Após 30 dias, o paciente é liberado para realizar todas as suas atividades normais, podendo, inclusive, fazer atividade esportiva.
A grande vantagem da utilização de incisões menores na pele é a incidência de menos dor nos primeiros dias de pós-operatório. Sabe-se que a longo prazo todos os pacientes terão evolução semelhante, independentemente da técnica escolhida. Entretanto, trabalhos científicos randomizados, tanto da literatura internacional quanto da nacional, quando comparam a técnica aberta com a endoscópica, mostram que pacientes operados pela técnica endoscópica apresentam menos dor no pós-operatório e um retorno ao trabalho mais rápido. O índice de complicações também é muito semelhante quando comparamos as duas técnicas. A hipótese de haver mais lesão do nervo mediano devido à técnica endoscópica ser um procedimento “às cegas” não se comprovou. Trabalhos também evidenciaram que o custo gerado com o uso do equipamento por vídeo para a liberação do túnel carpeano se justifica pelo retorno mais rápido ao trabalho e pelo conforto do paciente.
Os tratamentos médicos estão sempre evoluindo. Procedimentos que no passado eram contestados e, muitas vezes, criticados, em pouco tempo tornaram-se consagrados, como a retirada de vesícula por vídeo ou o reparo de lesão de menisco por artroscopia.
A liberação do túnel do carpo por vídeo é um procedimento seguro e que foi descrito há quase 20 anos, existindo milhares de pacientes tratados. Tal procedimento, quando bem indicado e realizado por uma equipe treinada, é seguro e eficaz.

Contato

Email: ricardokaempf@gmail.com                     
Fone: (51) 3217 2390                    

Visite o site

www.ricardokaempf.com.br